3

Sucupira...

Amigas quem já ouviu falar nessa semente?Conversando com uma amiga, ela me disse sobre as suas propriedades .Pesquisei na net ai vai... interessante mesmo espero que gostem...


Comprei as sementes precinho bom .


Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras sendo a mais comum a Pterodon emarginatus que ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.É uma árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. As raízes formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira. (Fonte: Wikipedia) 

Sementes Sucupira
Nomes Populares:
cutiúba,
macanaíba,
paricarana,
sapupira,
sapupira do campo,
sapupira preta,
sebepira,
sebipira,
sicupira,
sicupira do cerrado,
sucupira açu,
sucupira amarela,
sucupira da mata,
sucupira do campo,
sucupira de terra firme,
sucupira parda,
sucupira pele de sapo,
sucupira preta,
sucupira vermelha,
supupira da mata,
sucupiruçu,
Propriedades:
É adstringente, 
antidiabética, 
depurativa, 
tônico,
Indicada para casos de ácido úrico, 
amidalite,
Cura artrite, 
reumatismo 
bico de papagaio, 
problemas ósseos



O chá de Sucupira, segundo contam, é excelente para dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio, e artrites. Aqui veremos uma receita dada pelo ator Juca de Oliveira sobre seu próprio caso de artrite (veja o vídeo) em uma entrevista ao Jô Soares. A apresentadora Ana Maria Braga já deu esta receita em seu programa também.

Sementes Sucupira
Você vai precisar de:
12 sementes de sucupira 
3 litros de água
Modo de Preparo:
Primeiramente, soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna da sementes esteja a mostra. Feito isso, ferva a água e coloque as sementes macetadas por 90 segundos (um minuto e meio) então apague o fogo. Tampe o caldeirão e deixe esfriar.
Posologia
Beba bastante durante o dia, cerca de um litro e meio durante o dia
Observações
A resina da semente de sucupira ficará depositada no caldeirão, de forma que ele não poderá mais ser utilizado para outros fins. Segundo a leitora Tânia, a vasilha pode ser limpa esfregando uma esponja ou bucha de lavar panelas com óleo.


Eu que tenho um sério problema de hérnia de disco vou experimentar...

http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/sucupira-propriedades-medicinais/

3 comentários:

Artes da Moniquinha disse...

Olá Denise.
Que informação interessante.
Eu sou uma que não posso comer muita carne vermelha que o ácido úrico vai as alturas...rsrsrs...
Não conhecia....Bom saber...
Também faço parte do Blogueiras Unidas e vim conhecer seu cantinho...Bj

http://artesdamoniquinha.blogspot.com/

Rita Bartolo Artesanato disse...

Oi Denise!
Que legal essa receita, vou fazer pro maridão. Ele tinha duas hérnias de disco que foram operadas. E não é que apareceram mais duas, acredita? Mas apesar de a cirurgia ter sido um sucesso, ele não pretende repetir a dose. Portanto, vou experimentar o chá.
Sabe onde te descobri? No blog da fofa da Lu, o Fuchic. Lá vi o seu selinho e amei. Ela disse que eu podia levar, daí, já levei. Rsrs. Aproveitando, quero lhe oferecer o meu selinho e o meu banner. Se vc gostar, são dois mimos pra vc. Já estou te seguindo tá.
Semana cheia de sonhos realizados.
Bjs.
ritabartoloartesanato.blogspot.com

Mimos da Lilika disse...

Oi Denise, adorei a dica do chá. Aqui em casa eu tenho essas sementes. Na verdade eu nem sabia para que servia (rsrs) graças a vc agora eu sei! Desejo que sua semana seja super florida. Bjokas, Lilika.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
©Design Templates Sal da Terra HTML Base Raquel Melo